segunda-feira, 27 de junho de 2011

"De onde vem o mal" E "As Passeatas Diferentes"

A idéia original quando comecei a pensar em escrever era discorrer acerca de um artigo que li na Revista Galileu 240 de Julho/2011 (chega pelo correio por que a nossa excelentíssima Talita assina, adoro). A manchete da capa é uma pergunta mais que capciosa: De onde vem o mal? Pois bem... estava eu as voltas com a matéria, impressionada com tantas respostas científicas e filosóficas ao redor do tema quando embolada nos afazeres rotineiros, passando no corredor do escritório, estava lá a sorrir pra mim a minha tão amada Ilustrada da folha, fui direto a parte posterior e para minha grata surpresa, Contardo Calligaris discorria novamente sobre um tema deveras pertinente: As passeatas e os motivos pelos quais pessoas andam a "passeatear" por aí.
Ao ler o artigo do Contardo resolvi misturar tudo e escrever em uma leva só sobre ambos, não bem contente com a miscelânea de idéias e palavras vou bagunçar um pouco mais e tratar de dar a minha opinião sobre tudo... como sempre!
Em letras em negrito:
"Por que alguém desfila para pedir não liberdade para si mesmo, mas repressão para os outros?"
Contardo se referia a fala dos líderes evangélicos quando afirmavam que os manifestantes da marcha para Jesus não saíram à rua para celebrar sua própria liberdade, mas para criticar as recentes decisões pelas quais o STF reconheceu a união estável entre homossexuais e autorizou as marchas pela liberação da maconha. "Ou seja, segundo os líderes, a marcha não foi por Jesus e sim contra os homossexuais e libertários." O que leva uma criatura a achar que isso é bonito? A achar que reprimir a liberdade alheia possa ter alguma coisa haver com Deus? A querer que todos sejam iguais e mais ainda, obrigar que sejam, ou então pressupõe que estarão todos condenados a queimar do mármore do inferno aqui mesmo, na Terra, sendo penalizados por não poderem ser quem são.
Tenha santa paciência... não acho que isso seja apenas questão de fanatismo, acho que envolve mais que a simples opressão dos desejos alheios para oprimir os seus próprios... essa posição ignorante e intolerante da uma massa populacional hipócrita deve ter tudo haver com o que li na outra reportagem... aquela da revista Galileu, que dava explicações fisiológicas para o mal... Alguma parte do cérebro desses "religiosos" deve estar mesmo falhando, falta produção de Oxitocina. Até ler a matéria na revista eu não fazia a mínima idéia de que isso existia, mas diz que é isso que cria em nós a tal da empatia, que é a capacidade natural que temos de identificar o que outra pessoa está pensando ou sentindo e responder com uma emoção apropriada. Conta-se também que a maldade é simplesmente a falta da empatia, ou seja, da produção de Oxitocina no nosso organismo.
Os laboratórios farmaceuticos já estão em suas históricas corridas pra ver quem consegue começar a vender mais rapidamente a Oxitocina sintética, para ser admnistrado pelas vias nasais. Enquanto isso, os cientistas continuam a analisar cérebros e escanear sentimentos, comprovando que essa tal de Oxitocina é importante, mas que não adianta dar uma capsulazinha da felicidade para alguém que cresce no meio da pobreza e que ve tudo em volta o encaminhando ao caminho do mal, a situação social é o que ocasiona a baixa de empatia e aí? O que deveria ser feito ao invés de gastarmos tantos milhões de dólares com pesquisas? Investir na redução das desigualdades, até os cientistas concordam, caramba, será que é muito difícil entender que o que a gente precisa é educação? Que é isso que pode mudar tudo?
Os "pastores evangélicos da Marcha para Jesus" que ficaram a falar abobrinhas e estimular preconceitos não foram crescidos em meio a pobreza mas com certeza deve lhes ter faltado em casa as famosas conversas entre pais e filhos, e se houve... com certeza seus pais não tiveram essas conversas com os seus, não tiveram carinho... acho que lhes faltou mais abraços, lhes faltou mais convivência com seres humanos de verdade, feitos de carne, ossos e desejos ocultos... que deveriam sim ser libertados... pobres de alma esses serzinhos egoístas que perdem seu tempo gastando o tempo dos outros... pobres dessas criaturas ignominiosas que para suportar suas próprias vida entristecidas precisam entristecer a dos outros! Ai meu Deus... eu sou mesmo a favor dessa Oxitocina, na medida certa deve fazer com que possamos ver no outro mais semelhanças e não tantas diferenças!
Eu estou super de bem com meu cérebro e minha querida Oxitocina!
Imagens: de um blog legal que agora não lembro o nome mas logo cito aqui!

Um comentário:

  1. é o que te faz sentir cólicas também sabia? XD~
    difícil entender essas marchas mesmo né =/ não consigo ver de onde essas pessoas pensam que a opinião delas importa tanto assim, tanta coisa boa que se pode tirar de uma religião e esses caras insistem prestar atenção só no que não presta

    ResponderExcluir