segunda-feira, 2 de maio de 2011

Olha o trem!

Casa nova! Amanheci, café pronto, o ônibus passa a menos de 50 metros da porta. Caminhei com calma, adentrei as portas de um ônibus amarelo, sem cobrador (apenas com o motorista fazendo os dois papeis) e estava ali um lugar vazio a me esperar. Do outro lado do ônibus, uns dois bancos pra frente, colado nas costas do motorista, estava um menininho que deveria ter seus 6 ou 7 anos... o ônibus passou rente ao trilho e lá estava ele passando, o trem, "ALL" com seus inúmeros vagões de carga... "Olha o trem mãe, olha, olha o trem que grande, nunca acaba!!!" exclamava o menino, encantado com aquele gigante de ferro.



Há algo de mágico nos trens. Ainda que aquele que passou pelo menino não fosse o mais bonito, nem o mais brilhante, nem o mais limpo deles... ainda que os vagões passassem carregados de grãos, carvão, madeira ou quaisquer outros simples objetos inanimados... um trem por si só já significa movimento, significa que algo ali veio de longe e já trilhou caminhos que só os trens e seus vagões trilham... Um trem, metaforicamente, sempre carrega os sonhos, lembranças daqueles que vinham de lá cheio deles buscar a vida nas cidades, ou dos que iam pra lá, fugindo das guerras e deixando para trás vidas inteiras, com a esperança de que sobreviveriam.

Um trem, mesmo que sujo, velho e amassado , a contrasenso do contrasenso brasileiro de usar os trens cada vez menos, continua a ser o meio mais barato de transportar cargas, o mais seguro de transportar riquezas, visto que é díficil parar um trem para assaltá-lo... e o principal, continua a ser o meio mais poético e romântico para viajar e conhecer lugares! Pense quantas metáforas podem ser criadas com um trem... pense quantas coisas um trem significa!




Eu já viajei de trem! Não foi uma viajem longa e poderia ter sido facilmente feita de carro, mas fomos de trem, eu, alguns professores e mais uns 70 alunos da Escola da Ilha, pegamos na estação em curitiba o trem rumo a Morretes... paisagens incríveis... tinha horas que o trem parecia estar voando, que se olhava pela janela e eram apenas vales, árvores, cachoeiras... apenas? Não... aquilo era tudo que poderia estar ali! Eu tinha 12 ou 13 anos, namorava escondido, usava uma calça toda rabiscada, uma jaqueta para espantar o frio, um gorro de lã, óculos de sol e abraçava um gorila preto de pelúcia! Foi a primeira e única vez em que andei de trem!






Hoje, no ônibus, a exaltação daquele menino ao ver o trem me fez atiçar a nostalgia, uma vontade de reviver, relembrar... talvez logo mais eu volte a morretes, coma um barreado, uns bolinhos de bacalhau (o melhor de que tenho lembrança)... e de lá siga a Paranaguá pra finalmente embarcar a Ilha do Mel... faz alguns anos que me ensaio para visitar a Ilha, algo sempre me impede... dessa vez irei... e será logo! Está decidido... uma pousadinha a beira-mar, bons livros, dias de sol e vento frio pra eu ficar enrolada num edredom olhando o mar viajando em palavras bonitas... e se ninguém for, irei eu e meu gorila preto de pelúcia!



PAZ e LUZ!!!

4 comentários:

  1. "Ói, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem

    Ói, já é vem, fumegando, apitando, chamando os que sabem do trem..."

    Ótima semana...

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Fiquei arrepaida!
    Olha o trem!!! trem bom SÔ!!
    menina o Sheldon, do Big bang adora trens!!
    Eu quero ir de trem tambem!!
    mas onde???
    Bjus flore!!!

    ResponderExcluir
  3. Caí no seu blogue por acaso, estava pesquisando imagens desse meio de transporte pelo qual também tenho verdadeiro fascínio. E escrevo para contar que a única viagem que fiz num deles foi pra Morretes num Carnaval em que fui pra Curitiba, há uns 20 anos atrás. Lembro que não descemos na estação final, paramos em um cidade que ficava no caminho e comemos justamente um barreado. Inesquecível.

    "Coisas que a gente se esquece de dizer
    Coisas que o vento vem as vezes me lembrar
    Coisas que ficaram muito tempo por dizer
    Na canção do vento não se cansam de voar"

    Quando ouço isso, me sinto de novo no trem pra Morretes.
    Beijos e obrigada por me lembrar de algo tão incrível
    Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, obrigada por compartilhar das minhas lembranças, continue aparecendo por aqui! :)

      Excluir