quarta-feira, 18 de maio de 2011

O frio e a frieza!


Ontem o dia já amanheceu de bater os dentes e de sair fumacinha das ventas. O relógio despertou meia hora mais cedo, como de costume, para me dar o prazer de dormir mais meia horinha. Porém, hoje, essa meia hora pareceu um milésimo de segundo... e com mais dois sonecas no celular, pronto, eu já estava atrasada... banho, roupa, mais roupa, cachecol, mais roupa, meia, bota de neve, comida pros cachorros, um copo d'água e lá fui eu, correndo com a deambulação de um pinguim, pegar o ônibus... por sorte não o perdi.

Aquilo tudo já me indignou, fui de pé, mas mais ou menos 20 velhinhos também foram... o ônibus é daqueles pequenininho, e ainda por cima na parte da frente do ônibus tem apenas um banco de cada lado... pra sobrar mais espaço pras pessoas irem de pé, espremidas esticadinhas em pé uma do lado da outra cabe mais gente, mais dinheiro pra empresa de ônibus... R$2,50 X 50 sardinhas em lata em cada ônibus deve dar um bom lucro! De qualquer forma cheguei ao trabalho.

Em frente a entrada do prédio onde trabalho tem uma banquinha de frutas, ela ainda não estava montada quando cheguei, mas os morangos, recem chegados, vermelhinhos estavam ali, nas caixinhas de madeira, perguntei, "1 por R$3 e dois por R$5"... levei dois! Eles estavam tão doces, mas tão doces que comi quase uma das caixas inteira e até esqueci dos contratempos matinais.

No almoço me esbaldei de comida mineira em um restaurante aqui perto do escritório. Era um arroz com alho incrível, bobó de camarão, bananinha a milaneza, bolinho de chuva, pão de queijo, batatinha, salada de Alface, tomate, manjericão e mussarela de Búfala, pra completar um suco de laranja.

Bom, o intuito desse texto nem era contar a quantidade de comida que ingeri desde que o dia começou... mas de algum jeito eu tinha que explicar pra voces como cheguei na Justiça Federal de extremo bom humor e afinal, comer bem é algo que me deixa incrivelmente satisfeita, bom seria se comer não trouxesse nenhum efeito colateral e nesse caso o efeito é plenamente notado na frente do espelho.


Chegando a Justiça Federal, com meu incrível bom humor alimentício, dei boa tarde para o segurança que me esperava do outro lado da grossa porta de vidro, ele me respondeu com um aceno de cabeça sério. OK. Entrei no elevador... uns andares pra cima ele parou e entrou uma mulher de boa aparência com um papel na mão... ela nada falou, eu dei boa tarde, ele abaixou a cabeça lendo o papel que carregava nas mãos. OK. O elevador parou no meu andar e eu gentilmente no ouvido da mulher: "BOA TARDE PRA SENHORA!"... falei bem mais alto dessa vez, mas acho que ela realmente surda, por que além do pulo que deu quando gritei, ela continuou sem me responder.

Lá estava eu pela primeira vez na secretaria do 1° Juizado Especial Federal Previdenciário, pra entregar um processo com petição para protocolar, a menina que me atendeu, como as criaturas anteriores, não respondeu ao meu Boa tarde e foi protocolar a cópia da minha petição pra me devolver, mas voces sabem que eu sou insistente... BOA TARDE... disse eu, "..." ela disse, "esse é o processo?", eu fiz que sim, "só um instante"...ela disse indo pra trás de uma estante que separava a área de atendimento da área secreta dos funcionários mal-humorados... a moça voltou com mais uma, com o processo e minha petição original na mão, se sentou em sua mesa em frente o balcão e esqueceu que eu existia... ficaram conversando...

Eu esperei (frize-se que ela havia dito "só um instante!")... e eu esperei... aí esperei... e esperei... tá, não esperei tanto assim, afinal, ninguém tinha me desejado de fato uma boa tarde e eu já não estava mais tão bem humorada... "Moça, tá tudo certo aí?"... e ela: "Sim"... com uma cara de quem diz:"é óbvio, o que voce está fazendo aí? Vaza!"... OK!!! Fui embora... voltei ao escritório, me deu uma vontade louca de desabafar... e no meio desse texto, a energia elétrica acabou... ainda bem que notebook tem vida própria e eu pude contar tudo isso com a mente fresca dos acontecimentos.

O caso é: Já não basta esse clima frio do inverno europeu curitibano? Será que as pessoas não podem ser calorosas umas com as outras e ser ao menos educadas? Eu não quero casar com voces, não quero beijá-los na boca, não quero ser sua melhor amiga, não vou roubá-lo, atacá-lo, chorar minhas pitangas, passar meus germes ou coisa assim... eu apenas estou dando Boa dia, Boa tarde, Boa noite... apenas estou tentando civilizar relações triviais, um contato com outros seres humanos que voces não podem evitar!


Eu, os velhinhos que vão de pé no ônibus (e ainda assim me dão bom dia) e as outras pessoas educadas, não tem culpa se suas vidas são uma merda e que voces não conseguem torná-la melhor! Muito dessa falta de melhora é por que voces, mal-educados, esquecem que gentileza gera gentileza e que é isso que torna a vida melhor... GENTILEZA! Por que é a nossa relação com o mundo que determina aonde vamos estar, se vamos estar por baixo... ignorando gestos gentis e abominando nosso próprio dia a dia, ou se vamos estar por cima, sorrindo independente da falta de gentileza alheia, sendo feliz e comendo morangos!



Eu, neste momento, estou indo comer morangos!

3 comentários:

  1. Aiii eu quero comer morangos!, tomar espumante, comer queijo, dar bom dia boa tarde boa noite e ser feliz!!!!
    EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  2. esse jeitinho curitibano de ser é de matar mesmo né?! nem no elevador os vizinhos dão bom dia ¬¬
    deixa eu te contar minha experiência como segurança da justiça federal.
    Naquela vez que fui com meu amigo entregar um processo lá peguei um crachá na entrada, olhei pra ele e coloquei no bolso. andei andei perdido lá dentro. esperei esperei até tudo ficar pronto. quando fui no banco logo na saída achei que tinha que entregar o crachá. Tirei do bolso e o segurança me olha: "não sabe ler não?" "oi?" "olha a traz do crachá" (esta escrito: usar preso a roupa em lugar visível) "ah, desculpa, era só ter falado..." vi foguinhos saindo da cabeça dele, peguei meu crachá de volta e fui pro banco (com ele na roupa). saindo do banco, tirei da roupa, coloquei no bolso só pra ter o gosto de tira-lo de lá e ver o segurança com cara de homicida \o/

    ResponderExcluir
  3. IUhaiuhIUHA... ADOREI! O segurança com cara de homicida... iuhAIUHaiuhIUAH...

    pAULAAAA... eu tbm quero tudo isssooo... morangos, champagne e queijoooo! Demais... ser feliz é sempre! EEEEEEEEEEEEEEEEE!!!

    ResponderExcluir