quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pré-ocupações!


Como já dizia senhor Pedro Bial em uma feliz tradução de um discurso de formatura proferido por um certo professor (quando uso o "certo (a)" é por que não sei de quem se trata): A pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chicletes para resolver uma equação de álgebra! Pois bem... adoro mascar chiclete e embora não goste de me preocupar me agrada que se preocupem comigo moderadamente!

A origem da palavra indica que: Preocupação = Pré + Ocupação, ou seja, segundo o Mini dicionário Aurélio, 1. Ato ou efeito de preocupar (-se). 2. Idéia fixa e antecipada que perturba a mente. 3. inquietação proveniente dela. E ainda: Preocupar > 1. Prender a atenção de. 2. Inquietar, impressionar. 3. preocupação.
Chegamos ao ponto de partida... Aff... ao que me consta preocupação é o simples fato de temer por algo ou por alguém na medida em que se desconhece o que acontece no presente momento ou por consequência deste.


É... mas voltando ao Bial, ele esqueceu-se de lembrar aos seus ouvintes e telespectadores de que a preocupação é diretamente ligada com o medo... de perder, de não ter, de não conhecer e não ter as rédeas da situação... é ligada ao desejo de cuidar, de manter, de cultivar... à todos aqueles a quem temos apreço, certamente dedicamos também uma boa porção de preocupação... quanto a eficácia disso, não duvido que se iguale ao chiclete para a álgebra, mas mesmo assim... ela existe...

E como todas as coisas terrenas a tal da preocupação tem vários lados... bons e ruins...



O bom é aquela preocupação proveniente dos que nos querem bem, que também pode ser chamada de zêlo, dedicação, cuidado, carinho... demonstrada através de telefonemas, gestos, olhares, muitas vezes perguntas, intromissões... que se justificam pelo simples querer bem... tudo em sua medida... moderadamente... muito comum vinda das mães, pais, namorados e namoradas... amigos... e até sogras e madrastas (apesar da fama das que ocupam esses postos, por culpa das histórias infantis ou dos genros mal-amados, elas se preocupam, acredite!)...


O ruim é quando a preocupação excede o limite tênue entre o cuidado e a possessividade... daí vem o ciumes, as intromissões exageradas, as brigas... hum... mas aí acho que não é mais preocupação né... é mesmo a tal falta de confiança, então voltemos a falar da "pré-ocupação"! Apesar de que a preocupação pode ser também com coisas ruins mesmo... quando se junta com o querer-mal e a cobiça da coisa alheia, vira a inveja... quando se junta com a fofoca e a mentira, vira bisbilhotice (atividade de bisbilhotar a vida alheia)... quando cuida de coisas que não lhe dizem respeito vira a falta de respeito... e assim vai!




UFA... quantos significados pra uma simples palavrinha... até perdi o rumo da prosa... Huuum? Preocupada eu? Imagina... só com aquela prova de Direito Civil, com o resumo de um livro que tenho que entregar sábado, com a família e o namorado que estão longe, com o peso, com o cabelo, com a Alice, com... com muita coisa... acho que pré-ocupar é rotina... o desafio e a chave da felicidade talvez sejam pré-ocupar-nos menos!



E vale o conselho do Bial: Use filtro-solar!

Um comentário: