terça-feira, 22 de maio de 2012

GRITEM! Por favor!




Certa vez alguém disse (1) que seu maior medo era do silêncio dos bons... mais ainda do que dos berros e escárnios do mal! Particularmente penso que tão bizarro quanto aquele que cerceia o direito é a inércia daquele que tem seu direito cerceado... ele nada faz... e nem tampouco se incomoda pela ausência do que lhe seria direito. COMO PODE SER ASSIM???


A minha revolta, essa que me faz ter pensamentos sombrios e ansiar a vingança como uma criança a espera do sorvete em pleno verão, é dessa vez pela corrupção nos pequenos âmbitos... essa que nos atinge em cheio e diretamente. Eu sei... talvez essa história de vingança seja meio ultrapassada... meio provinciana... e os esperançosos me dirão que o castigo vem a cavalo; que isso faz mais mal a mim do que a outrem; que tudo que vai, volta e, que o mundo é redondo... Eu sei... Eu sei... e também tenho fé na Lei do Retorno, muito mais fé do que na lei dos homens, porém, ainda sou um tanto adolescente e a ansiedade não é somente típica desta fase da vida... é típica de mim! A espera pode me ser insuportável... muito mais após ver nossos direitos cerceados sem razão.


Eis que me surgem esses sentimentos ruins envenenando minha alma e o mal se apossa de mim (acho até que os meus olhos possam ficar cheios de sangue nas beiradas ou de pimenta como nos desenhos animados)... depois de ver a cara dele, o mal personificado tão perto... é um caminho sem volta e sem saída... se eu me permitisse a inércia, ficaria ali, enrolada no mais puro veneno, fantasiando torturas dignas de períodos de inquisição ou de ditaduras militares... afinal, o cerceamento de direitos, à mim, muito se assemelha a falta deles... típico desses períodos de sombras sociais e humanitárias.


Pois bem senhores... hoje experimentei novos sentimentos! Hoje tive uma vontade louca e incontrolável de tirar vidas ("Ó, que horror!")... não o fiz... talvez com um tanto mais de incentivo o faria (Brincadeirinha?)... ao invés disso resolvi escrever... e ainda bem que existe a escrita para expressar o que sinto... No entanto, conto-lhes isso tudo para perguntar-lhes: O ser humano é naturalmente mal? Esses episódios ocorrem de caso pensado ou no furor do momento? Uns tropeçam aqui, furtam ali... sem querer?... Ou estamos diante de uma sociedade adoentada, chafurdada, esmigalhada pela estupidez e ignorância do maior dos males: a falta de caráter?


E esse sentimento essencialmente mal que aflora em mim após injusta provocação daquele ser energúmeno, que por pouco não foi vítima, faz parte de mim? Eu não sou má... sei que não... mas hoje eu seria facilmente maligna. Será que posso eu ser a união desses dois seres opostos? De tudo de bom e tudo de ruim que um ser humano pode ser? "Abraxás"... já dizia nosso querido Hermann... "O pássaro luta para sair do ovo. O ovo é o mundo. Aquele que nasce primeiro deve destruir um mundo. O pássaro voa até Deus. O nome do Deus é Abraxas"(2) ... é ele... tudo de bom e tudo de mal que o mundo pode ser... 


Talvez eu só consiga responder ao mais antigo questionamento dos homens no dia em que aceitar que esses dois opostos, o bem e o mal, coabitam em mim... e que, como bem visto, se alternam na predominância em resposta a uma ação do meio em que me encontro... Humana e Divinamente, na maior parte do tempo em harmonia... deixando fluir minha essência... que graças a Abraxás (Afinal ninguém é onibenevolente) e, para o bem de todos, não deseja mal a quase ninguém (Sem Hipocrisia!).


1- Martin Luther King
2-Herman Hesse, Demian.

4 comentários:

  1. Ana, sabe a musica do Lulu Santos? "e não desejamos mal, a quase ninguem"? é isso ai, tenho esse mesmo tipo de reação. Tem gente q dá realmente vontade de eliminar, pois como dizia Mae West, "Quando sou boa, sou ótima. Quando sou má, sou melhor ainda!"
    AmoOOOO!

    ResponderExcluir
  2. Brima, estou com um livro mara pra te mostrar, e ele fala sobre isso... "A Origem do pecado" é o nome (tá em ingreis!), e fala justamente disso, mostrando várias culturas discutindo, por exemplo, se o ser humano nasce "bom" e a sociedade o corrompe; ou se é o contrário, o ser humano nasce "muito mal" mas a sociedade está aí para ajudá-lo, e se não fossem as leis, viveríamos num caos. Enfim, compartilho com vc o feeling, porque as vezes me dá vontade de soltar uma bomba em certos lugares (só de raiva, rsrsrsrs). Bjim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brima... a discussão aqui é essa mesmo... aprender a conviver com o nosso lado bom mas também com nosso lado ruim... as vezes ouço dizer que as leis só são necessárias por que o ser-humano não tem amor pelo próximo... que onde o amor habita não são necessárias leis... sei lá... mas será? E se somos maus? Será que as leis são suficientes pra manter essa civilidade aparente? ... Vou aguardar o livro... traga da próxima vez! To com saudades! beijinhosssss ;***

      Excluir