quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

(Em memória de Romeu Tuma) Em último lugar: O Brasil!



Cá estou eu novamente a criticar os meandros de nossa amada pátria! Afinal de contas, o que há com esse país? Para traduzir a revolta, ofereço imaginarem um organograma da minha indignação. Realizem que a educação, aquela que deveria ser a base de qualquer sociedade, está do lado de fora da pirâmide, na marginalidade das prioridades! 

Por exemplo: lendo o relatório do Senador Romeu Tuma (in memorian), em época Relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (Do que?), no Projeto de Lei do Senado 480/2007 (aquele do Senador Cristovam Buarque), não é difícil perceber que a última coisa que se coloca em pauta é a dita "Educação". 

Veja bem, ele começa com umas firulas demonstrando como ele acha que educação é importante, daí afirma que fere o princípio da isonomia por que o projeto obrigaria apenas famílias de políticos a estudarem em escola de educação básica pública. Os filhos de juízes, promotores e etc. não precisariam. 

Mas afinal de contas, Sr. Relator, onde quer que o senhor esteja, o senhor poderia nos responder quem é que faz as leis nesse país? Quem é que anda deixando de produzi-las em proteção da educação? Quem é que decide pra onde vão as verbas da receita federal, estadual e municipal? Quem é que anda distribuindo mal essas verbas ao confeccionar o orçamento anual priorizando pagamento do pessoal que anda aí por Brasília ao invés de melhorar o pagamento dos professores, por exemplo?

Pois então, à quem se destina esse Projeto de Lei? A aplicação dela não preencheria os objetivos a que se presta agindo diretamente na raiz dos interesses sociais? Buscando o bem maior da sociedade, como se faz, por exemplo ao proibir o direito de greve aos militares, ferindo o princípio da isonomia com que se trataria os trabalhadores comuns, ressaltando uma diferenciação de determinada categoria afim de se garantir a segurança da sociedade como um todo? Pois então.

O Excelentíssimo Romeu Tuma prossegue com sua baboseira, dizendo que tal projeto não está de acordo com a nossa Constituição por sermos um Estado Laico. E que por isso mesmo nossas escolas públicas são todas Laicas... ou seja, se o Senador, por exemplo é católico, deve ter o direito de educar seu filho em uma escola com preceitos educacionais católicos, bem como se fosse Judeu, Islâmico ou qualquer outra religião. E que nossas escolas públicas jamais proporcionarão isso.

Mas que diabos Sr. Senador! O senhor estava onde estava pra defender a maioria ou as minorias? É uma questão de escolha, sabendo dessa lei, é permitindo ao sujeito decidir se candidatar ou não. Assim como ele tem suas obrigações e, teoricamente, quando se candidata esta disposto a arcar com elas. OU o senhor também acha que a obrigatoriedade de comparecimento em Brasília também viola o direito a liberdade de ir e vir?

Ai então o sujeito, neste caso, Senador, Relator e Burguês (e morto), dá sua cartada que me fez parar de ler o relatório: 

"Há, ademais disso, a liberdade conferida pela Carta Magna para que instituições privadas explorem o serviço público de educação no Brasil. Tais instituições são flagrantemente prejudicadas pela proposição que ora se examina, porque exclui delas os filhos de mais de 60.000 famílias"

PARA TUDO! Ele está colocando um bocado de Instituições privadas em nível maior de prioridade do que   a educação de 190 Milhões de brasileiros? É isso que ele está fazendo... cagando pra educação! Mas que diabos Senador, com todo o respeito: O senhor merece levar uma surra de gato morto até o gato miar!

Por fim, o voto do relator foi por rejeitar o referido projeto de lei e nós, brasileiros, continuamos no mesmo rumo que estávamos antes: PARA TRÁS! Rumo a selva de pedra, mantendo nossas crianças e adolescentes em nível de educação e alienação, pior do que o dos meninos e meninas do tempo das cavernas. Por que lá, o importante era ter um bom tacape, bastava para conseguir caçar, hoje, o importante é ter dinheiro no bolso e de preferência ser parente de alguém importante.

Senão, melhor rezar pra Deus nos permitir o pão de cada dia, por que lá em cima, no Senado (Ou no inferno onde Romeu Tuma já deve ter fundado um partido), ninguém está rezando por nós! Alias, acho que eles nem sabem que existimos! Alguém precisa os informar desse pequeno detalhe.

Descanse em Paz Romeu Tuma! (Se isso for possível!)

2 comentários:

  1. Carta magna (constituição federal) é lei suprema, e possui as chamadas clausulas petreas (imutaveis), que defendem a liberdade de TODO cidadão brasileiro, e isso infelizmente inclui as familias dos politicos. Este projet ode lei vai contra a constituição, e é dever do brasileiro respeita-la. Que seja assim, ou que se faça uma nova constituição (oq eu acho impossivel). Mas devem haver outras alternativas LEGAIS, para estes problemas.
    Estou completamente de acordo com quem vai a favor da lei, porém se a lei é deficiente que se faça muda-la.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo: Leia o post anterior e vai perceber que o referido projeto de Lei não vai contra a Constituição. Bem pelo contrário, a Constituição permite suprimir direitos de minorias para priorizar o bem comum, neste caso, a educação!

    ResponderExcluir