terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Certa manhã: O caos (e as greves)!




E na manhã do dia 14/02/2012 a cidade modelo amanheceu em caos. A greve dos funcionários de ônibus fazia instalar-se na atmosfera Curitiboca algo que me lembrava um filme de terror da cena trash! O único barulho que se ouvia da janela do quarto era o das sirenes das ambulâncias e das viaturas, que eram os únicos veículos a ocuparem as canaletas dos ônibus. Os ruídos dos biarticulados eram apenas lembrança.

A praça Rui Barbosa, central de conexões, embarques e desembarques com seus inúmeros pontos e tubos de ônibus perecia inerte... sem grandes rodas, sem grandes filas de embarque, sem a correria dos que rumam para o trabalho. Permaneciam em seus postos apenas as pombinhas ciscando comida ao redor das fontes.

Uns poucos gatos pingados mais que escaldados de chuva alimentavam um restinho de esperança com os olhos arregalados ao horizonte esperando que despontasse ali uma condução dos céus que os pudesse levar ao trabalho: "Ele há de vir me buscar... 30%... ao menos 30% deles está nas ruas!" - Não veio! E não era feriado, não era domingo... era uma terça-feira.

Ao contrário dos vereadores, deputados, prefeitos, governadores e outros políticos desse Brasilzão de Deus, São Pedro faz a sua parte. Estaciona suas nuvens sobre os prédios da cidade das Araucárias, manda despejar algumas gotas, alternando a intensidade para que tudo pareça mais real.Ora sol, ora chuva, ora vento frio, ora brisa de verão, observando lá de cima o abrir e fechar dos guarda-chuvas, pra que jamais nos esqueçamos aonde estamos: Curitiba!

Talvez tenha apenas virado moda essa mania de greve. Ou talvez, apenas signifique que o diálogo acabou. Que não existe mais negociação sem ameaças, sem prejuízos, sem prisões, sem manipulação midiática. O povo luta contra si próprio, enquanto os senhores colarinhos brancos lavam suas mãos com leite de cabra, passam as férias nos países de primeiro mundo, colocam seus filhos para estudar nas melhores escolas Suíças e acordam todos os dias felizes comendo Brioches.

Pra quem fica no ponto esperando, pra quem precisa da polícia da Bahia ou do Rio de Janeiro ou pra quem fica sem poder sacar dinheiro nos caixas eletrônicos com a greve dos vigilantes de bancos... "o grevista é vagabundo, pedindo aumento de salários, pra que?"... pra quem tá do lado de cima negociando também, "Mas que absurdo fazer greve, privar a população de um serviço essencial!". Basta uma reportagem e os grevistas se tornam bandidos.

Os cidadãos modelo do senado jamais precisaram de uma greve, votam o próprio aumento, aprovam, recebem o que acham justo. E também, se fizessem greve, que diferença faria? Que falta sentiria o povo se o senado resolvesse parar de trabalhar por três, quatro semanas? Já não se vê projeto de Lei que seja julgado nesse tempo mesmo, a não ser que seja de algum aumento de salário próprio.

Pois bem... se o serviço dos funcionários das empresas de ônibus, dos policiais, dos vigilantes de bancos é que são essenciais... por que é que ganham esse salário de miséria? Por que é que não são valorizados? Eu sou a favor da greve... enquanto não houver a possibilidade de conversa sou a favor da greve. Enquanto houver essa discrepância de valorização entre deputados e professores sou extremamente a favor da greve!

O princípio básico da República Federativa do Brasil deveria ser igualdade, nosso principal objetivo deveria ser diminuir as diferenças sociais. Ao contrário disso só fazemos aumentar os ricos e os pobres... essa aparente classe média não se iguala por cima... se iguala por baixo... as defasagens dos salários perante a inflação fazem dinheiro se transformar em nada na fila dos supermercados... a falta dele é que é tudo... tudo que leva a miséria... tudo que falta na geladeira, na educação e na saúde dos filhos.

Com a falta do dinheiro que propiciaria a tão falada qualidade de vida, não sobra tempo pra investir nela... não sobra olhos pra vigiar as crianças nem fôlego pra mostrar o que é certo... não sobra nem um pingo de esperança pra educar... e as famílias vão enfim se desintegrando, abandonando a educação das ruas órfãos de greves mal sucedidas com carinhas que me lembram os cidadãos no ponto de ônibus da Praça Rui Barbosa... pouca esperança, muito rancor...

As revindicações dos sindicatos vão cedendo às pressões das grandes redes de televisões... os que antes queriam salário digno, benefícios devidos... hoje abandonam cabisbaixos os prédios públicos, desarmados, desesperados em desalento...desejando apenas liberdade... Essa liberdade aparente de poder trancar-se dentro de sua própria casa, com grades nas janelas, em posse da chave da porta pra rua... mas sem dinheiro e sem vontade de enfrentar o mundo lá fora de mãos abanando!

O que falta? Mais programas como o BBB... falta nos alienarmos mais um pouquinho para parar de fazer greves. Falta parar de dificultar a vida dos políticos com essa história de mobilização, afinal, vocês acham que é fácil governar um país como o Brasil? Não é nada galera, sorria, o Carnaval tá aí... bundas na tela e tudo mais... abre uma cervejinha e fica tranquilo... logo passa... a gente logo esquece desses contratempos e acredita de novo que vive no melhor país do mundo, com o povo mais feliz e na cidade com maior qualidade de vida!

ACORDA BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário