sábado, 24 de dezembro de 2011

Já é Natal! Um novo ano vem aí!


Esta época do ano sempre me deixa nostálgica, talvez por que signifique que o tempo passou, que serão mais 365 dias relâmpagos completos a voar pela minha história. E fico aqui a colocar na balança todos os prós e contras de 2011... a analisar as novas descobertas, a ponderar e tentar compreender as mancadas alheias e as minhas próprias, a desejar menos distância das boas almas que estão longe, a implorar mais distância das más que estão perto demais.

Pra falar a verdade, depois que descobri que papai noel não existe, fui desgostando aos poucos do natal... este momento familiar de trocas de presentes, mais presentes e mais presentes... e comida, mais comida e mais comida... sei lá... no dia seguinte a gente acaba comendo as sobras, por que todo mundo sabe que como todo ano, foi feita comida demais; acabamos retomando as antigas richas e cobrando as antigas dívidas por uma noite feliz outrora momentâneamente perdoadas.

E assim que passa o natal chega aquele dia fatídico, que anuncia o raiar de um novo dia de um novo tempo de um novo ano que começará... com as mesmas promessas vazias, com os mesmos desejos desacompanhados da força de vontade necessária para realizá-los. A maioria de nós voltará aos seus postos de trabalho para continuar ignorando o mal social, simplesmente para evitar incomodações e nesta época agem especialmente como se realmente se importassem com os cachorrinhos abandonados, com as crianças órfãos... agem como se nesta época fizessem um bem válido para o resto do ano seguinte.

Afinal de contas, o que significa o Natal? A maioria nem sabe que comemora-se a chegada ao mundo, o nascimento, de um homem que sofreu como um cão que, na sua época nem havia sido levado a sério e que morreu, pendurado na cruz. Aí a gente ignora que ainda hoje tem muita gente que sofre muito mais, que come muito menos, que vive muitas vezes mais humilhações e que ao invés da cruz vão terminar em valas ou enterrados em gavetas indigênciais. Comemoramos!

Eu acho triste que continuemos a viver como há 2012 anos atrás. Dando valor as pessoas erradas e importância aos falsos acontecimentos, lutando pelas causas perdidas e ignorando as verdadeiras batalhas. Riscando do mapa caminhos que deveriam ser traçados, alterando rotas pra que todos encarnem injustamente neste terrível ciclo vicioso que é a sociedade pobre e desmoralizada em que vivemos, onde "ter" vale mais do que ser... e "fazer" não tem crédito nenhum se não vier acompanhado de um glamuroso "mostrar".

Discurso desanimador para o natal? Pois é... é que fico inconformada e é como me sinto ao ver a hipocrisia e a política consumeira que reina no mundo neste período... eu tenho desejos para o ano que vem... e apesar de parecer piegas, o que eu queria mesmo era a paz mundial... não no sentido Miss Universo com aquele sorriso forçado e peitos saltando para fora do vestido... o meu desejo de paz mundial é de uma aplicação muito mais humilde, mas com anseios ambiciosos de proliferação do bem.

Que comecemos fazendo um bondade a nós mesmos, depois aos nossos familiares... que comecemos sendo educados e respeitosos no dia a dia com os mais próximos... que sejamos firmes na guerra contra a corrupção e não apenas superficialmente. Que não permitamos os pequenos roubos de sossego para que mais tarde não acabemos lutando por um copo d'água e acusando uns aos outros como é de praxe que aconteça.

Acho que no fim das contas é só isso que eu quero mesmo... a paz mundial, no mundo particular de cada um de nós, para que nossos mundos, embora diferentes, não entrem em conflito por divergência de opinião ou diferença de formação. Um Feliz Natal e um próspero ano novo para todos nós!

Um comentário:

  1. Querida filha! A sua visão sobre o mundo está em um bom caminho mas, sinto-me na obrigação em te orientar sobre alguns aspectos da história da humanidade que já deveria ter feito. Se não o fiz foi por ignorancia e falta absoluta de entendimento e compreensão das coisas.
    Primeiro ponto que é importante tu saber é que "era para ser tudo diferente". O paraíso era para ser aqui(basta olhar para a natureza maravilhosa, o nascimento de uma criança, a perfeição do corpo humano, incluindo aí o sangue que irriga com a vida toda esta maravilha para entender a dimensão do que lhe falo).
    Então, o homem(e a mulher) não entenderam e,com raras excessões, só fizeram destruir, matar de formas mais inomináveis possíveis, todo este presente(que foi de "grátis" como dizem os manezinhos).
    Então "ele" veio à terra em carne e osso, para viver como homem, com tudo que tem direito e dever, para nos contar a Verdade e do que estavamos nos aproximando(do "bicho") e nos afastando(da "LUZ"). Mas, poucos o entenderam e entre estes poucos alguns usaram do poder deste entendimento e trataram de o eliminar(ELE ERA E SEMPRE SERÁ UMA AMEAÇA PARA O PODER DOMINANTE).
    Ele sofreu muito mais do que a dor da carne, sofreu a dor de ver o Paraíso se acabando e por saber de Tudo(do antes, do antes do antes, e do depois e do depois do depois)morreu por nós, para ver se despertamos. No entanto, ELE não morreu, ele continua com nós, nos amparando e nos dando força para prosseguir, se precisarmos e quizermos.
    Ah, outra coisa, ele não nasceu em dezembro mas, o espírito natalino deixa as pessoas, mesmo que por alguns poucos dias, mais solidárias, mais doces e acreditando que não está tudo pronto e que nós, ainda, podemos fazer uma parte deste mundo melhor.
    Com amor, sua mãe! Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir