quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A boa e velha arapuca contemporânea!



Por esses dias vi milhares de vezes a base do ctrl+c, ctrl+v no Facebook a seguinte frase: "O EUA foi para o Serasa, Grécia faliu e em Londres tem arrastão. Já que o Brasil não vira primeiro mundo, o mundo vira Brasil." (Fernando Dias Pinto Coelho)... Pois é... há mágoa causada por nosso antipatriotismo, exaltada em dezenas de milhões de brasileiros que tecem seus comentários diariamente acerca de quanto é evidente o atraso tecnológico, social e estrutural do nosso País, ressaltando que aqui é o lugar da corrupção, que aqui os impostos são absurdos, que somos explorados, que as coisas não funcionam e, que no fim das contas, sempre tem o famoso jeitinho brasileiro de contornar qualquer situação e tirar alguma vantagem de alguém ou de algo. Fato!




Eu até pensei em seguir a linha patriota e defender nossa amada terra de dimensões continentais... até pensei em dizer: "Estão vendo, mesmo a púdica e tradicional Inglaterra está um caos com suas gangs revoltosas, mesmo os Estados Unidos, o gigante do novo mundo, com suas riquezas e todo seu capital de giro, está falido... a linda Grécia... quebrada..."... mas onde já se viu? Nos comparar com o erro e a gafe dos outros?... claro que não, é mais que sabido que se nos comparamos com os piores acabamos nos igualando a eles... e sorrir, apenas por que agora os países ditos de primeiro mundo, sofrem algo que sofremos todos os dias, faz muitos anos, não nos redime das burradas e babaquices que acontecem por aqui.




Sei que estava eu a ler a artigo de Marcelo Coelho (Moral? Que moral - Folha Ilustrada. 17/08/2011) na Folha de São Paulo de hoje e as letras em negrito, criticando os saques ocasionados em Londres (onde os salteadores não buscavam leite ou batatas, queriam iPads, DVDs, Blackberrys...), diziam o seguinte: "Saques motivados pela fome? Podemos entender. Saques motivados pelo luxo, eis algo inadmissível" e eu concordo com a continuação deste parágrafo no próprio texto, que questiona ainda, "Será? Toda a estrutura de nossa sociedade afirma que sem um tênis Nike, um iPad ou uma camiseta de grife você não é nada"... Fato, lá e aqui!




E a que ponto chegamos...o sorriso pela desgraça alheia agora vem em doses nacionais, disfarçado pela política da generosidade estatal, que leva sempre nossos queridos governantes a oferecer apoio (ainda que apenas moral) aos governantes dos outros países, sempre tão aparentemente afundados e esmigalhados pela derrota advinda de seus planos econômicos e sociais falidos... cada vez mais parecidos entre si, ouvi alguém falar outro dia que para se localizar no mundo é preciso olhar pra cima, pros grandes monumentos históricos que identificam cada país em si... por que as jovens inglesas, vão estar vestindo a mesma polaina que aqui vai estar na moda quando o inverno chegar no hemisfério sul... a fissura digital é a mesma, a busca pelo consumo também... e agora, as desgraças políticas e sociais também tendem a se igualar?




...não é só... até as manchetes dos tablóides europeus são aparente plágio as manchetes da nossa Rede Globo... sei, que o mundo está mesmo cada vez pior e acabamos nos identificando com esse sentimento que agora aflora nos estudantes Holandeses e Italianos que tem suas bolsas de estudo cortadas e ficam a ver navios sem apoio para continuar os estudos... Mas sei também, que outro dia alguém me disse o seguinte, que a Grécia pode estar quebrada, mas que lá, as obras de melhorias públicas são evidentes, que o país funciona, que os corruptos estão sendo presos e que por mais que o luxo tenha diminuido, não falta o básico pra ninguém... sei lá... não fui a Grécia para confirmar tudo isso... Mas a mim resta claro e indignante esse nosso Brasil de todos os Santos em sua imensa arapuca Sarneyense!




Que a vida é cíclica e que tudo muda, evidente, até os "países de primeiro mundo" (entre aspas por que o termo demonstra apenas que foram [des]civilizados primeiro) tem seus altos e baixos... e nós? Quando é que vamos colocar o Brasil no alto? Que a estabilidade econômica é a melhor que já tivemos em toda nossa história? Certo. Que a roubalheira sempre aconteceu e que agora está aparecendo e isso é um bom sinal, afinal estamos desmascarando os grandes esquemas de desvios das nossas verbas? Certo... mas e agora? Fazemos o que com isso? Não vejo ninguém relevante ser preso... e quando são, logo já vem outro assumir o mesmo esquema fraudulento que se perpetua... e os salários lá em cima? Sobem cada vez mais... é como se eu chegasse pro meu chefe e afirmasse, já com a folha de pagamento em mãos, que eu VOU ganhar muito mais e ele que engula (e pague) isso... pois é exatamente o que fazem nossos eleitos quando decidem que SIM, eles vão ganhar mais... e ninguém se opõe... não há nada que possamos fazer... e não há nada que a Dilma faça... afinal, não é bom se indispor com essa galera barra pesada!




O melhor mesmo é sorrirmos, acreditarmos no futuro e fazermos um mundo melhor... Como? Quem sabe contribuindo para o Criança Esperança, Teleton... ou realizar qualquer uma dessas doações que não podem ser abatidas do imposto de renda... afinal... se não pagarmos os impostos, como é que vamos bancar os salários deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário