segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Meus Pêsames...


Talvez os meus pêsames, o meu pesar, não sejam nada... muito provavelmente, que eu sinta muito, que lamente ou que me amargure nesta impotência perante a fragilidade da vida, não signifique nada mesmo tomando em conta as proporções de sentimentos que dilaceram o coração daqueles que perderam alguém nesta terrível desgraça ocorrida na madrugada deste último domingo.

Mas eu me choquei mesmo assim... Me amargurei até certo ponto, por perceber que a vida é sim muito frágil e que não a nada que realmente possamos fazer. Em um momento estamos ali, festejando uma vitória na vida de uma família... e no momento seguinte foram poucos os que restaram a experimentar a saudade. Não é dó o que sinto... é simplesmente pesar, como se pudesse eu com "meus pêsames" melhorar algo na vida desta menina que ficou, Anelize, que perdeu a mãe, o filho e a irmã de uma vez só.

Digo menina... e não mulher... por que qualquer uma de nós se sentiria órfã, indefesa como uma criança em uma situação como esta. Não há o que se possa dizer neste momento... que "Deus escreve certo por linhas tortas"... que "nada na vida acontece por acaso"... que "eles estão bem onde quer que estejam"... que "estão orando por ti, Anelize, pra que sejas forte"... Um coração de fé, já sabe disso tudo... e muito provavelmente este coração não chore por ignorar a existência de um Deus que hoje abraça essas três pessoas que lhe são queridas... talvez chore de saudades...

O coração e os olhos sofrem pela perda inestimável, pela dor de uma surpresa terrível e por que existe isso chamado saudades, que é algo que aperta a gente por dentro, embrulha o estômago e se acomoda entre as costelas... ela chora... e eu nem posso imaginar o tamanho dessa dor... mas choro também, por consequência das desgraças da vida,  dessas que não entendemos por que acontecem... principalmente por que são de tamanha fatalidade e aparente aleatoriedade, que poderiam acontecer com qualquer um de nós...

Eu sei que coisas assim acontecem todos os dias e que nós nem sequer notamos, bem por que, já fazem parte da rotina dos jornais e dos folhetins noticiar que pessoas são vítimas desta combinação fatal entre álcool e direção... Mas quando é tão perto, quando é ao lado, ainda que não haja intimidade... é impossível não ser tocado... é impossível não se abalar... mas não faz diferença!

Apesar de não fazer diferença... eu sinto muito... sinto muito mesmo! Que Deus ilumine o coração de Anelize, e dos familiares que ficaram... principalmente, que ela tenha forças para lutar pela vida que permaneceu: a dela própria! Que consiga lhes fazer justiça, mostrando ao mundo que a dor e a morte dessas pessoas não foram em vão e que estão certos aqueles que lhe vêem consolar neste momento... "Deus escreve certo por linhas tortas", "Nada acontece por acaso" e "Eles estão orando por ti ao lado de Deus"...

A vida aqui continua... mas lá também... Fiquem em paz todos, neste e no outro mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário