sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Arte de Ser Feliz!



Relembrando as palavras de Cecília Meirelles em texto de título igual a este aqui em cima: "Houve um tempo em que minha janela se abria..." e continuo com minhas memórias: ...em que minha janela se abria pra uma garagem de chão de brita... o sol batia em cheio na vidraça, refletindo pelas frestas da cortina de madeira preta com suas borboletinhas penduradas, as 6:30h em ponto a porta se abria lentamente e a carinha dele aparecia me fitando com aqueles olhões arregalados e miando como quem diz "Bom dia... já acordei! Vem brincar!"... era um pulo só e já estava em cima de mim colocando o nariz gelado no meu, afiando as unhas no meu cobertor e tentando pegar meu pé, que se movimentava propositalmente, como se fosse uma presa que fugia por debaixo das cobertas...

Eu olhava pra ele, ele olhava pro pé, pra coberta, dava aqueles pulinhos de travessura, umas voltinhas em torno de si mesmo, se aconchegava aos poucos na minha barriga ou deitado no meu ombro. "...e meu coração ficava completamente feliz."

Não sei por que hoje me lembrei desse momento... O que sei é que naquela época pouco importava o quanto eu estava sozinha, por que com ele por perto eu sempre tinha boa companhia e aqueles pequenos espaços de tempo permeados de uma alegria simples de um gatinho se embrulhando em lençóis e travesseiros significavam pra mim um bom motivo pra não levantar de mal-humor. Significava que aquele era um novo dia e que independentemente do que se deu no tempo que passou, o que estava por vir estava em minhas mãos esperando que eu o fizesse melhor do que o dia de ontem.

Hoje minha janela abre pra lugares diferentes de outrora... da varanda do apartamento agora eu observo um horizonte desconhecido, lar de mais de um milhão de pessoas na capital paranaense, um trem que passa, a chuva que vai e vem sem respeitar previsões meteorológicas... de manhã cedo... não é Alic, o gatinho mais fofo de todos os tempos, quem me acorda... e sim o celular, que vibra a cama inteira e em seguida uma voz, quase sempre suave, doce... "Bom dia amor..." ... Bom dia... é minha dose de alegria matinal, meu impulso pra levantar da cama e despertar em um novo dia, diferente de ontem... sempre melhor!

Normalmente este período de um mês e meio ou um mês que antecede meu aniversário é sempre recoberto de névoas, mágoas, tristezas, estresses excessivos, meu inferno astral... esse ano tenho orado e agido para que seja diferente... que seja um período de coisas boas, de preparações ao que promete ser um novo ciclo, repleto de bons sentimentos e lindos acontecimentos. Eu percebi que ser feliz só depende de mim e embora as vezes os acontecimentos alheios e os fatos externos insistam no contrário, a minha escolha foi essa, sorrir apesar de tudo, não levar a vida tão a sério, viver intensamente... quebrar tabus, destruir preconceitos, cultivar sonhos, abolir rancores.

Eu não preciso de Champagne todos os dias, mas se me der vontade eu quero poder comprar e beber a vontade até ficar meio alegre e dançar o trenzinho da alegria... não preciso ficar terrivelmente gorda, mas não vou me torturar se de repente eu quiser dividir com alguém aquela barra inteira de chocolate branco com cookies... cumpro minhas obrigações, trabalho direitinho, frequento a faculdade, tiro boas notas... mas se algum dia eu preferir ir comer uma pizza ou ir ao cinema ao invés de assistir uma aula chatíssima e improdutiva de história do direito, tudo bem também... acho que precisamos ser flexíveis frente as inflexibilidades da vida... creio que o grande segredo da felicidade deve ser este, saber dosar os prazeres e os deveres... misturar as coisas... pra que o dever fique mais divertido e o prazer não extrapole os limites que nos cabem... fora isso, acho que basta querer mesmo, basta querer ser feliz! E eu com certeza quero!

Bibliografia: MEIRELES, Cecília. A arte de ser feliz.

4 comentários:

  1. Querida filha,"é assim mesmo", como diz um amigo meu" As vezes, um animalzinho pode mudar a vida de uma pessoa!!!

    ResponderExcluir
  2. é isso ai Ana... simples assim!

    Tem mimo novo sendo sorteado, vai q a sorte bate na tua porta! e esse é só para as seguidoras!
    COOOOORREEEEEEEEEE!

    ResponderExcluir
  3. Magnifico.Gosto muito de seus textos e a descoberta de seu blog refuta certa idéia pré concebida que os jovens de hoje são imediatistas, incultos e despolitizados.Uma reflexão precocemente madura de uma jovem que aprendeu "na marra" a adquirir sua autonomia.

    ResponderExcluir
  4. ..." e o meu coração fica completamente feliz!"

    :D

    ResponderExcluir